Autoconsumo: uma mais-valia para a sua empresa!

Autoconsumo: uma mais-valia para a sua empresa!

“Ao instalar uma unidade de autoconsumo irá produzir a sua própria energia e assim conseguir alimentar os consumos da sua empresa através de energias “verdes”.  Deste modo irá conseguir reduzir os custos da sua fatura de eletricidade em cerca de 70%, ao mesmo tempo que contribui para a política ambiental da sua empresa e a torna mais eco-friendly.”


Muito se ouve hoje em dia falar em soluções de autoconsumo empresarial, mas será que sabe verdadeiramente o que essas soluções podem trazer à sua empresa?

As empresas que apresentem a maior parte dos consumos energéticos no período diurno, podem e devem instalar uma UPAC (unidade de produção de autoconsumo).

E em que consiste uma UPAC?

Uma UPAC ou unidade de produção de energia para autoconsumo é um sistema que  implica a utilização de pelo menos dois equipamentos: módulos fotovoltaicos e inversor(es). Associado a esta combinação de equipamentos podem ainda ser adicionadas baterias. 

 

Para quê adicionar baterias ao meu sistema de autoconsumo?

As baterias nos sistemas de autoconsumo funcionam de forma análoga às que são utilizadas nos smartphones ou computadores portáteis. Neste tipo de equipamentos digitais utilizamos baterias para armazenar  energia, para que os possamos utilizar quando não temos o carregador ligado a uma tomada. No caso das baterias que são instaladas  nos sistemas de autoconsumo a ação é exatamente igual. Estas servem para armazenar o excedente de energia, ou seja para armazenar a energia que é produzida nos módulos fotovoltaicos e não é consumida pelos equipamentos, podendo assim ser utilizada mais tarde, em períodos em que é inferior ao necessário para alimentar os consumos, ou à noite, que é o período em que a geração de energia nos painéis é muito inferior à que ocorre durante o dia.

Que vantagens apresentam as UPAC’s para a minha empresa?

Ao instalar uma unidade de autoconsumo irá produzir a sua própria energia e assim conseguir alimentar os consumos da sua empresa através de energias “verdes”.  Deste modo irá conseguir reduzir os custos da sua fatura de eletricidade em cerca de 70%, ao mesmo tempo que contribui para a política ambiental da sua empresa e a torna mais eco-friendly. Tendo em conta que a sociedade portuguesa começa a considerar cada vez mais a política ambiental das empresas  como fator de decisão no momento da compra, as UPAC’s tornam-se desde logo uma mais-valia para a sua empresa.  Para além da poupança e da contribuição para um ambiente mais limpo, as UPAC’s permitem-lhe ainda um planeamento organizacional muito mais rigoroso visto haver um conhecimento pleno das tarifas a pagar pela energia produzida, uma vez que não fica sujeito às variações das tarifas a pagar ao fornecedor de energia.

Mas para que as soluções de autoconsumo sejam verdadeiramente um fator de competitividade para a sua empresa, há que haver, a priori, um rigoroso processo de dimensionamento. E esse dimensionamento deve ser elaborado por uma empresa de energias cujos técnicos tenham know-how especializado para levar a cabo o dimensionamento com o maior rigor possível e assim conseguirem devolver-lhe um relatório onde conste a solução que mais se adequa ao seu caso específico e às necessidades da sua empresa. Deve portanto confiar a sua instalação a empresas especializadas em autoconsumo fotovoltaico, pois só assim conseguirá que o seu investimento lhe traga um retorno rápido e constitua um fator de  lucratividade.

Como posso saber a energia produzida pela minha UPAC?

Através dos sistemas de monitorização podemos obter os dados instantâneos e acumulados da sua instalação fotovoltaica assim como os seus consumos energéticos. 

Poderá consultar estes dados através de uma aplicação (sistemas Android e iOS) ou de um portal online. 

Exemplo de monitorização fotovoltaica de uma instalação 18,6kW em Janeiro (UPAC sem baterias).

Ver mais!

Conheça as nossas soluções de autoconsumo empresarial: aqui!

Autor

administrator

2 Comentários

IsmaelPublicado a12:38 pm - Mar 6, 2018

Bom dia tenho painéis da Edp posso instalar uma bateria sem passar pela edp

    Trilhos EnergéticosPublicado a9:18 am - Mar 21, 2018

    Bom dia, não terá de informar a EDP no caso da sua instalação não conter mais de 6 painéis. Caso contrário terá de informar. Qualquer dúvida adicional não hesite em contactar-nos.

Leave a Reply

English EN Português PT Español ES