Conheça os Novos Modelos de Painéis Fotovoltaicos

Conheça os Novos Modelos de Painéis Fotovoltaicos

A cada ano que passa, surgem novos desenvolvimentos nas tecnologias dos painéis fotovoltaicos que lhes proporcionam uma maior eficiência. Por isso, existem no mercado centenas de marcas e modelos de painéis disponíveis para os vários consumidores que procuram investir no autoconsumo fotovoltaico. 

Nos últimos dois anos, verificou-se uma melhoria na média da eficiência solar de 1%/2%. Já existem painéis de 60 células com resultados comparáveis a painéis com 72 células, o que começa a ser significativo. Um exemplo concreto desta melhoria é um painel fotovoltaico, lançado pela Panasonic, com uma eficiência de 19%. Este painel combina a eficiência com o controlo da temperatura, conseguindo excelentes desempenhos mesmo em condições extremas.

Pode dizer-se que a eficiência é sem dúvida um dos grandes marcos no desenvolvimento desta tecnologia, e como resultado, tem-se verificado um aumento das habitações que possuem instalação de painéis solares.

 

A nova estética dos painéis solares

Além da eficiência, a parte estética também tem alguma relevância na hora de escolher o sistema solar fotovoltaico. Por  essa razão, os fabricantes de painéis solares começaram a desenvolver produtos tendo em consideração a sua estética, além das melhorias técnicas e eficiência. Assim, hoje em dia, é possível encontrar, além dos painéis solares tradicionais:

  • Painéis solares sem moldura

A moldura é um ponto salientado por muitos consumidores por dar um aspeto inestético aos painéis. Algumas empresas como a SolarWorld, Canadian Solar e Trina apostaram na resolução desta questão e retiraram a moldura. Como é usada normalmente para suporte do painel solar na estrutura, foi necessário desenvolver um novo tipo de estrutura para acomodar estes novos painéis.

Painéis Solares Fotovoltaicos sem moldura (Frameless)

 

  • Painéis solares transparentes

Com a retirada da moldura dos painéis solares, os fabricantes passaram a ter outras formas de trabalhar o vidro existente no mesmo. Assim nasceram os painéis solares transparecestes, que recorrem à mesma tecnologia de células de silicone e materiais de um painel tradicional. No entanto, em vez de serem montados sobre um material opaco, são antes colocadas entre dois painéis de vidro translucido, o que lhes dá o aspeto de serem transparentes (são também considerados painéis dupla face).

São uma excelente inovação, especialmente à atração visual que proporcionam. Acredita-se que sejam mais duradouros do que o típico painel solar à base de silicone e têm mais resistência ao fogo e erosão.

Painéis Solares Fotovoltaicos transparentes

 

  • Telhas solares Tesla

Há muito que a Tesla pensa em instalar as suas telhas solares nos telhados das casas. E parece que a sua afirmação será em breve, prometendo um design único, irá fazer a diferença nos telhados das casas.

Os interessados poderão reformular o telhado das suas casas e converter energia solar em energia elétrica através dele. Comparativamente com as telhas tradicionais, estas são mais resistentes e permitem gerar eletricidade.

Existem em vários tipos: vidro toscano, ardósia, telhas com textura e vidro liso.

Tipos de Telhas Solares Fotovoltaicas da Tesla

 

Melhorias aplicadas aos novos painéis solares 

Outras melhorias e desenvolvimentos que se poderão encontrar nos painéis serão a personalização da cor do equipamento, o aparecimento de painéis de dulpa face (vidro com vidro) e a integração do inversor no painel.

  • Painéis solares fotovoltaicos de dupla face

Certamente que no decorrer do ano estes serão os painéis solares mais procurados pelos proprietários das casas. O facto de serem de dupla face, permite aproveitar a luz solar em ambos os lados do painel. Conseguindo, assim, capturar a luz solar que é refletida pelo telhado ou superfície abaixo do painel.

Painéis Solares Fotovoltaicos de Dupla Face

 

  • Inversor incorporado no painel solar

Tal como já foi referido, a eficiência é fundamental quando falamos na conversão da energia solar em eletricidade. Sendo que todos os anos essa eficiência vai aumentando, devido ao desenvolvimento das tecnologias solares. No sentido de melhorar a eficiência do painel solar, há quem já tenha desenvolvido painéis solares com inversores incorporados. Isto irá reduzir os tempos de instalação de um sistema fotovoltaico e respetivos custos.

Fonte: https://www.portal-energia.com/

 

De um modo geral, a tecnologia solar fotovoltaica tem sofrido grandes evoluções ao longo dos anos. Este facto verifica-se no melhoramento dos produtos e consequentemente, na diminuição de custo por watt instalado. Deste modo, torna-se cada vez mais benéfico produzir energia para consumo próprio!

Visite a nossa loja online e fique a par dos sistemas de autoconsumo fotovoltaico que temos disponíveis para si!

www.autoconsumoportugal.pt

 

Autor

administrator

Leave a Reply

English EN Português PT Español ES