Seguidores solares – A aposta dos grandes consumidores de energia

Seguidores solares – A aposta dos grandes consumidores de energia

Um seguidor solar fotovoltaico é um dispositivo que orienta os módulos fotovoltaicos (painel solar) de uma instalação fotovoltaica na direção da luz solar por forma a captar mais energia solar.

Por outras palavras, um seguidor solar não faz mais do que diminuir o ângulo de incidência entre os raios solares e o painel solar, aumentando desta forma a eficiência da produção de energia solar. Ou seja, o seguidor solar altera por várias vezes ao dia a posição dos seus painéis solares, seguindo aposição do solar de modo a aumentar a produção de energia solar proveniente do sistema fotovoltaico.
Vantagens dos seguidores solares fotovoltaicos

Falando de uma forma muito generalizada, comparando com um sistema solar fixo, um sistema de com um seguidor solar consegue aumentar a sua produção em cerca de 50% na época de verão e em cerca de 20% na época de inverno.

Esta conclusão é facilmente percebida pelo que já foi dito anteriormente, uma vez que, com um seguidor solar, cada painel solar vai conseguir ter mais tempo de luz solar direta e consequentemente um aumento de produção de energia solar. Veja o gráfico para perceber melhor:

Outra vantagem deste tipo de sistemas é o facto de ser necessário menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia. Tendo em conta que um sistema com seguidor solar consegue ter um aumento de captação solar na ordem dos 20% a 50% em comparação com os sistemas fixos, logo um sistema com seguidor solar vai necessitar de menos painéis solares do que um sistema fixo sem seguidor solar, e por consequência, vai necessitar de menos espaço de instalação.

Outra vantagem muito importante é o facto de um sistema com seguidor solar conseguir entregar sua potência máxima de forma mais uniforme ao longo do dia.

Seguidor Solar em Sistemas de Autoconsumo.

Como vimos anteriormente, um sistema com seguidor solar é o único que consegue produzir uma potência praticamente uniforme ao longo do dia com o mínimo desperdício de espaço.

Os seguidores solares são a solução indicada para consumidores com reduzido espaço para as suas necessidades energéticas de produção de energia e que possuam consumos elevados e constantes ao longo do dia de energia, como é o caso de habitações com grandes consumos em climatização e grupos de circulação hidráulica. Com este tipo de sistemas é possível optimizar a produção de energia em períodos em que a tarifa de compra de energia é menos vantajosa e minimizar a energia injectada na rede publica, tornando assim este sistema economicamente viável.

Um correcto dimensionamento do sistema, tendo em consideração os valores actuais de compra de energia em hora de cheio e ponta, é possível alcançar tempos de retorno de investimento de aproximadamente 4 a 5 anos.

Necessita de mais informações ou ajuda no dimensionamento adequado às suas necessidades. Contacte-nos!

  Visite a loja online!

Autor

administrator

English EN Português PT Español ES