Trilhos Energéticos em destaque na revista BIZMIX

Trilhos Energéticos em destaque na revista BIZMIX

Mais uma vez a Trilhos Energéticos -Soluções Sustentareis, LDA vê o seu trabalho reconhecido por mais um meio de comunicação Nacional, desta vez na edição 27 da revista BIZMIX, Formação, Negócios e Inovação.  Entrevista de Tiago Antunes, director-geral da Trilhos Energéticos – Soluções Sustentáveis :

“A empresa TRILHOS ENERGÉTICOS, tem como principal objectivo dar reposta às necessidades dos seus clientes através do aproveitamento das energias renováveis diminuindo a dependência da utilização de combustíveis fósseis” . 

BIZMIX: Quando surgiu e porquê?

TIAGO ANTUNES: A Trilhos Energéticos surgiu em finais de 2013 pelas minhas mãos um apaixonado pelas novas tecnologias e energias renováveis. Possuo o mestrado em engenharia do ambiente com especialização em tecnologia e gestão do ambiente. Começamos por admitir na equipa um engenheiro electrotécnico, uma vez para que compor toda a minha formação base seria de todo necessário a componente técnica de electrotecnia.

Sabendo à partida que havia movimentações, quer na Europa, quer em Portugal para a nova lei do autoconsumo, começámos a focar-nos exclusivamente neste serviço.

Detectamos a produção de energia para autoconsumo uma oportunidade de negócio que até ao momento não seria possível, uma vez, que toda a energia produzida seria para venda à rede. Os equipamentos já existiam apesar de estarem constantemente a ser actualizados e modernizados, esta nova realidade de ligação dos equipamentos à rede foi a directriz base para a criação da Trilhos Energéticos. Foi apenas uma questão de tempo até o novo enquadramento legal ser publicado o que veio aconteceu no final de 2014.

Sabia à partida que não ia ser fácil: uma empresa nova, sem nome no mercado, mas com trabalho e persistência, fomos crescendo.

BIZMIX: Fale-nos dos Serviços.

TIAGO ANTUNES: Os nossos serviços baseiam-se essencialmente na produção de energia através sistemas solares fotovoltaicos e eólicos para autoconsumo, bem como na aplicação de painéis solares para aquecimento de águas e bombagem de água.

Uma área importante do nosso campo de acção é a eficiência energética. As soluções a aplicar em cada cliente são ajustadas à sua realidade e às suas necessidades energéticas.

Para as múltiplas necessidades, temos de ser capazes de dar respostas ao cliente. Por exemplo para a produção de energia (sem acumulação) para clientes residenciais (abaixo 1500W) a solução é mais simples, uma vez que, com base nas suas facturas energéticas já temos as soluções parametrizadas. Para clientes residenciais com grandes consumos, empresas e organismos públicos teremos de efectuar uma análise de consumos energéticos através da medição durante um determinado período de tempo de forma a verificar o perfil de consumo. Posteriormente será efectuada uma análise e indicada a solução de forma que toda a energia produzida seja consumida.

Outro serviço em que estamos a focarnos neste momento, e que também representa uma grande percentagem do nosso trabalho, é a produção de energia com acumulação em baterias, ou seja, produzimos energia através dos módulos fotovoltaicos ou sistemas eólicos e acumulamos essa produção em baterias, sendo a energia acumulada utlizada em períodos de menor produção.

Podemos destacar em algumas obras já realizadas. Na Serra da Lousã, por exemplo, efectuamos a instalação de um sistema solar fotovoltaico em 6 habitações de uma aldeia. O sistema instalado permite acumular a energia suficiente para alimentar os consumos das habitações, sendo que quando os consumos são superiores à energia produzida e acumulada tem a rede eléctrica a apoiar o sistema. Nos Açores, na ilha do Faial, instalamos um sistemas hibrido de produção de energia através de uma solução solar fotovoltaica e eólica, onde o nosso sistema não possui ligação à rede pública tornando-o 100% autónomo em energia.

Outro serviço que também se enquadra no nosso campo de acção é a iluminação led e a climatização.

BIZMIX: O que diferencia a Trilhos? 

TIAGO ANTUNES: A área de energias renováveis está num ritmo de crescimento muito acentuado e a Trilhos Energéticos procura estar na vanguarda da tecnologia e oferecer as melhores soluções aos clientes. Como exemplo dessa evolução destacamos as baterias de lítio as quais já estamos aplicar. As diferenças relativamente às baterias convencionais são significativas sendo os ciclos de vida são bastante superiores e a percentagem de descarga da bateria na grande maioria atingir quase os 100%.

Estamos ainda a desenvolver uns novos produtos que iremos apresentar muito em breve, mas não podemos para já avançar muito mais.

BIZMIX: Quais as dificuldades?

TIAGO ANTUNES: Nova tecnologia: O facto de trabalharmos com tecnologia recente no mercado, corremos o risco de avarias ou problemas que não existem em soluções mais maduras. Toda a tecnologia tem sempre um grande risco associado e temos de estar preparados para lidar com ele.

O custo: para clientes residenciais tem, de facto, algum peso. Penso que neste aspecto, deve haver uma mudança de paradigma. Actualmente, as pessoas devem ver a aquisição destes equipamentos e serviços como uma poupança e não como um investimento. O problema está, muitas vezes, no facto de pensarem apenas custo inicial e não ponderarem correctamente custo/beneficio a médio-longo prazo. Infelizmente, detectamos no mercado existe muitas empresas preocupadas apenas com vendas em massa. Ao não efectuarem um adequado dimensionamento de forma a adequar a solução à necessidade energética do cliente vai provocar a sua insatisfação

Na execução da obra: Exigência na execução da obra, exigência no acompanhamento ao cliente, no pós-venda e rápida assistência técnica, são definições cruciais na nossa empresa.

BIZMIX: E o futuro?

TIAGO ANTUNES: O futuro é sempre uma incógnita. Temos que nos manter sempre atentos aos novos equipamentos, às novas leis. Tudo muda demasiado rápido e a capacidade de adaptação tem que ser, também, muito rápida. Queremos estar sempre na vanguarda da tecnologia e oferecer as melhores soluções aos clientes.

Em breve iremos avançar com a internacionalização da empresa ao entrar em mercados muito interessantes. Não podemos estar parados à espera que novas oportunidades surjam se nada fazemos para mudar essa realidade temos ser capazes de procurar essas mesmas oportunidades através dos mais diversos mecanismos.

BIZMIX: Que conselhos deixa aos nossos leitores?

TIAGO ANTUNES: Aconselhamos os leitores, residenciais e empresariais a ponderarem sempre a melhor solução, a não olharem apenas para a parte financeira, mas para a solução em termos de qualidade/preço e para a poupança que estar terá a médio-longo prazo.

Pode consultar a entrevista aqui

 

 

Necessita de mais informações ou ajuda no dimensionamento adequado às suas necessidades. Contacte-nos!

  Visite a loja online!

Autor

administrator