Unidade de produção de energia autonóma no templo ecuménico.

Unidade de produção de energia autonóma no templo ecuménico.

Perante a inexistência de rede no local onde se situa o Templo Ecuménico Universalista, em Miranda do Corvo (Coimbra), foi instalado recentemente um sistema de produção de energia elétrica, através de uma unidade de autoconsumo fotovoltaico. Com este sistema permitiu que o Templo e o Observatório de Religiões abrisse diariamente ao público.

O Templo só permitia a visita a grupos com agendamento prévio. Com esta a solução, que permitiu a abertura diária ao público do Templo, foi feito o dimensionamento, tendo em conta os consumos estimados dos equipamentos instalados e o objetivo primeiro – dotar o Templo de luz elétrica através de fontes renováveis amigas do ambiente.

A solução é composta por 18 módulos fotovoltaicos de 290wp, colocados no telhado da casa de apoio ao Templo, com uma capacidade instalada de 5.220Wp, inversores “off-grid” de marca líder mundial em sistemas autónomos e uma acumulação de energia constituída por 4 baterias de lítio com uma capacidade instalada de 27,2KWh.

Estas baterias, para além de apresentarem uma garantia de 10 anos, permitem 6600 ciclos (carga/descarga), o que torna o sistema sustentável do ponto de vista económico.

Importa referir que este sistema utiliza a mais recente tecnologia de ponta no que se refere às baterias aplicadas, e que foi concebido de forma a permitir uma expansão futura que permita fornecer energia a outros equipamentos que venham a ser instalados, como as eletrobombas para uma fonte dedicada a Galileu.

A instalação desta unidade de produção de energia totalmente autónoma esteve a cargo da empresa Trilhos Energéticos em parceria com a empresa Verde Click.

Necessita de mais informações ou ajuda no dimensionamento adequado às suas necessidades. Contacte-nos!

  Visite a loja online!

 

 

Autor

administrator

English EN Português PT Español ES