“O autoconsumo é uma realidade disponível para particulares e empresas” – Tiago Antunes

O autoconsumo fotovoltaico é uma realidade disponível para particulares e empresas que pretendam produzir a sua própria energia. No entanto, apesar das suas inúmeras vantagens, os consumidores ainda apresentam muitas dúvidas relativamente a este tema. Por isso, de seguida serão esclarecidas as questões mais frequentes, pelo Eng. Tiago Antunes, CEO da Trilhos Energéticos.

 

1. Em que consiste o Autoconsumo Fotovoltaico?

R: O autoconsumo fotovoltaico consiste na produção de energia para consumo próprio, através da instalação de sistemas que convertem a energia solar em energia elétrica. É uma forma de produção de energia limpa e amiga do ambiente, visto que apenas utiliza a energia do sol que está disponível a todos.

Esta prática está ao dispor de particulares e empresas que pretendam produzir a sua própria energia e que têm consumos significativos durante o dia.

 

2. Quais as vantagens do Autoconsumo?

R: Com o decorrer dos anos, a tecnologia solar fotovoltaica tem sofrido grandes evoluções e isso verifica-se no melhoramento dos produtos e consequentemente, na diminuição de custo por watt instalado. Assim, torna-se cada vez mais benéfico produzir energia para consumo próprio! Além de que, possibilita:

  • Produção de energia 100% limpa
  • Redução dos custos da fatura de eletricidade
  • Maior eficiência energética
  • Monitorização instantânea, local e remota, da produção e consumos energéticos da unidade de produção
  • Solução mais económica quando comparada com o custo de ligação à rede pública
  • Retorno do investimento a médio prazo
  • Sistemas de produção de elevada durabilidade
  • Contribuição para o desenvolvimento económico, social e ambiental do país

 

3. O que se deve ter em conta ao instalar um sistema de autoconsumo?

R: É importante que a empresa instaladora tenha técnicos formados e com experiência na área. Além disso, é fundamental que haja um correto dimensionamento dos sistemas para evitar maus investimentos. Portanto, a empresa instaladora deverá fazer um estudo prévio para definir a potência adequada a cada local.

 

4. É possível armazenar a energia não consumida em vez de injetar a totalidade na rede?

R: O autoconsumo fotovoltaico pode ter ou não recurso a baterias para acumular energia. No entanto, ao utilizar baterias, nos períodos em que os painéis fotovoltaicos não estão a produzir energia, como é o caso das noites, poderá ser utilizada a que foi acumulada durante o dia.

 

5. É possível acompanhar a produção do Sistema Fotovoltaico através de internet ou dispositivos móveis?

R: Sim. Todos os sistemas que instalamos incluem um acompanhamento da monitorização energética (produção fotovoltaica e consumos energéticos) e permitemacompanhamento remoto através da internet ou de plataformas móveis (android e iOS).

 

6. Pode usar-se mais do que uma fonte de energia renovável?

R: Sim. Em cada unidade de produção de Autoconsumo é possível explorar mais do que uma fonte de energia renovável a partir das respetivas tecnologias de produção. Ou seja, pode complementar-se um sistema Fotovoltaico com geradores eólicos, por exemplo.

 

7. É necessário pagar alguma taxa?

R: Depende da potência instalada – potências entre 250W e 1500W (6 painéis) não exigem qualquer pagamento de taxa. No entanto, sistemas com potências superiores obrigam o consumidor a efetuar registo na DGEG e a pagar a respetiva taxa.

 

8. O Autoconsumo fotovoltaico compensa realmente?

R: Sim, além de reduzir a fatura de eletricidade, poderá beneficiar de um maior controlo sobre os seus consumos podendo ajustá-los e redireciona-los para as horas de sol ou utilizar a energia armazenada nas baterias nos períodos em que a energia é mais cara. Além disso, contribuirá para um ambiente mais saudável pois reduzirá as emissões de CO2 para a atmosfera.

 

9. De que forma a instalação deste sistema pode ajudar a fortalecer a imagem da minha empresa?

R: Ao utilizar um sistema fotovoltaico e produzir a sua própria energia, além de reduzir drasticamente os consumos energéticos da sua empresa, poderá obter reconhecimento pela sua estratégia de sustentabilidade

 

10. Quais as garantias dos equipamentos que constituem um Sistema Fotovoltaico?

R: Os módulos fotovoltaicos que instalamos têm uma garantia de produto entre 10-15 anos e de produção de 24 anos. Os inversores têm 5 a 7 anos de garantia e as baterias de lítio 10 anos.

 

11. Como saber se determinada empresa tem as características ideais para adotar um sistema de autoconsumo?

R: Este tipo de sistema é ideal para empresas com elevados consumos diurnos, como o caso das indústrias. Isto porque permite reduzir de forma significativa os custos ligados ao consumo energético. Associada à redução dos custos, está naturalmente, o aumento da competitividade no mercado onde a empresa atua.

 

Caso tenha mais alguma questão, entre em contacto connosco:

➡  ➡  comercial@trilhosenergeticos.pt

 

Autor

Trilhos Energéticos administrator

1 comentário

Rogério MartinsPublicado a9:53 pm - Out 17, 2019

Bom dia, sou proprietario de uma micro empresa no Alentejo e gostaria de ser contato por vós, afim de poder ficar a conhecer as vossas ofertas.
Pretendemos criar novas instalações e temos ideia de investir em energia fotovoltaica.

Rogério Martins
968453275

Leave a Reply