Saiba como poupar na fatura da luz com o Autonconsumo

Saiba como poupar na fatura da luz com o Autonconsumo

O uso das energias renováveis ou energias verdes é uma tendência com grande relevância global. Os países com maior número de horas de sol por ano, estão a aumentar a instalação de painéis solares de maneira a conseguir um abastecimento de energia autónomo.

De um modo geral, o autoconsumo fotovoltaico faz referência à produção de eletricidade para consumo próprio através da instalação de painéis fotovoltaicos. O seu principal objetivo passa por cobrir as necessidades de eletricidade da habitação/empresa, além de proporcionar a oportunidade de armazenar o excedente de energia produzida durante o dia, em baterias, para que possa ser usado à noite.

 

Quanto se pode poupar na fatura da eletricidade com o autoconsumo?

Além das vantagens relacionadas com a ecologia e a redução da camada do ozono, o autoconsumo fotovoltaico tem um impacto positivo e real no orçamento familiar, uma vez que permite poupar na fatura da eletricidade a partir do primero mês.

A poupança de energia que é possível obter irá depender das condições e do tipo de instalação. Existem sistemas que poderiam fornecer toda a energia necessária para os consumos, de forma totalmente independente. No entanto, há outros que pela capacidade das suas baterias não cobrem por completo o consumo energético. Outro aspeto relevante, é que a quantidade de energia gerada pode depender da localização da instalação.

Em linhas gerais, é possível poupar um mínimo de 40% na fatura da eletricidade, mas se forem alterados alguns hábitos de consumo, a conta da luz pode baixar até aos 60%. Isto significa que se gastar 500 euros por ano em energia, com a instalação de um sistema de autoconsumo poderá paga cerca de 200 euros por ano.

 

Como poupar mais com o autoconsumo?

De facto uma das principais vantagens é reduzir gastos com a conta da eletricidade, poupando dinheiro. No entanto, nunca é demais adaptar os hábitos de consumo de forma a ter uma poupança superior, tais como:

  • Mudar os hábitos de consumo para as horas de dia, isto é, se vai utilizar a máquina de lavar ou secar, faça-o durante o dia. Durante a noite reduza ao máximo o consumo de eletricidade.
  • Baixar a potência contratada. A potência elétrica permite conectar vários eletrodomésticos ao mesmo tempo. No entanto, tenha em atenção que a potência da rede deve ser superior à da instalação do serviço de autoconsumo.
  • Altere a sua tarifa elétrica por uma que tenha diferenças horárias, havendo desta forma duas tarifas: uma mais económica (de noite) e outra mais cara de dia. Esta tarifa é denominada por tarifa bi ou tri-horária. De dia poderá aproveitar a energia dos painéis solares e de noite pagará um valor mais reduzido com os eletrodomésticos que continuem em funcionamento.

Estas são as principais formas de tirar maior proveito de sistemas de autoconsumo.

Se pretende instalar um sistema de autoconsumo e obter soluções sustentáveis para a sua casa, com toda a inovação tecnológica e rigor, contacte-nos:

comercial@trilhosenergeticos.pt

 

 

 

Autor

Trilhos Energéticos administrator

Leave a Reply

English EN Português PT Español ES