A Trilhos Energéticos iniciou este mês a instalação de um sistema fotovoltaico de 330kW na Lugrade – Bacalhau de Coimbra S.A., que irá permitir uma melhoria significativa na eficiência energética da organização.

A tecnologia solar fotovoltaica tem vindo a evoluir significativamente, o que se traduz na melhoria dos equipamentos e na diminuição de custo por watt instalado. Portanto, é cada vez mais vantajoso utilizar a evolução tecnológica para aproveitar os recursos renováveis a nosso favor e a favor do ambiente.

Aliando um sistema fotovoltaico a um perfil de consumo como o da Lugrade, em que a maioria dos consumos energéticos são feitos durante o dia, quando há a presença do sol, os benefícios são garantidos.

Com a instalação de um sistema de autoconsumo sem baterias, esta organização poderá consumir a energia produzida pelo sistema fotovoltaico instantaneamente, reduzindo assim os consumos e a dependência da rede pública. Deste modo, além de melhorar a sua eficiência energética, conseguirá obter uma poupança significativa nas faturas de eletricidade e ainda reduzir as emissões de CO2 para atmosfera, contribuindo assim para um ambiente mais saudável.

A solução dimensionada de acordo com as necessidades da Organização e que está neste momento a ser instalada, é constituída por:

  • 1000 Módulos Fotovoltaicos Suntech STP330Wp Half-cell MonoPerc
  • 5 Inversores SMA STP 50-40 CORE 1.

Com a instalação desta unidade de autoconsumo de 330kW, a empresa poderá produzir a sua própria energia e alimentar parte dos seus consumos através de energia 100% limpa. Conseguirá produzir cerca de 400MW/ ano, obtendo uma poupança de cerca de 45mil€/ano. Além disso, conseguirá monitorizar instantaneamente a sua produção e consumos. 

Siga o exemplo, aposte no autoconsumo e reduza a fatura de eletricidade da sua habitação ou da sua empresa ao mesmo tempo que contribui para um ambiente mais limpo!