Santa Casa da Misericórdia assina contrato para Comunidade de Energia Renovável


A Santa Casa da Misericórdia de Penacova (SCMP) celebrou recentemente um contrato para a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER). O protocolo para o desenvolvimento desta CER, que arrancará com 37kW de potência instalada, foi assinado na sede da instituição de solidariedade social. Assim que a instalação estiver concluída, segue-se a fase de angariação de novos membros, pois “o objetivo é que a Comunidade de Energia chegue ao maior número de pessoas possível em Penacova”, avançam os promotores.

“Estamos muito satisfeitos com a criação desta Comunidade de Energia, pois temos desenvolvido algum trabalho com as Misericórdias do país, que são sempre um parceiro que nos é muito caro, até pelo perfil de trabalho social que desenvolvem, que está muito alinhado com a natureza, também ela social, do projeto 100 Aldeias, de combate à pobreza energética”, referiu Maia João Benquerença, Diretora das Comunidades de Energia da Cleanwatts, recordando: “a primeira Comunidade de Energia em Portugal, que foi criada por nós e fez agora um ano, foi precisamente com a Misericórdia de Miranda do Douro”.

José Rodrigues Amaral, Provedor da SCMP, sublinha que “a Santa Casa tem como missão desenvolver ações em prol da população, tendo em vista o bem-estar do cliente e das famílias, através do trabalho humanizado das suas repostas sociais. Estas ações não se limitam ao desenvolvimento de respostas sociais. A intenção de criar uma Comunidade de Energia em Penacova, tem também como objetivo apoiar a população que, ao aderir a esta comunidade, passa a beneficiar de condições vantajosas”. O responsável frisa que a criação desta CER tem 3 objetivos principais: “poder, a própria Instituição, beneficiar de condições mais vantajosas ao nível da energia que consumimos; proporcionar aos habitantes de Penacova e arredores, que queiram aderir, a possibilidade de, também eles, beneficiarem de condições vantajosas; inovar e contribuir para o compromisso ambiental da instituição”.

O responsável espera que a criação desta Comunidade de Energia “seja apenas o início”. “Esperamos que mais entidades adiram a este projeto e que as próprias famílias da comunidade estejam abertas a esta inovação. O benefício será para todos”, conclui.

Para a criação desta Comunidade de Energia, será criada uma parceria entre a  Trilhos Energéticos para a instalação da central e a CleanWatts para gestão de toda a CER.