Trilhos Energéticos apresenta instalação inovadora com recurso a baterias usadas de VE

A Trilhos Energéticos concluiu recentemente mais uma instalação de sistema de autoconsumo fotovoltaico residencial. Trata-se de uma solução  inovadora que combina uma unidade de produção para autoconsumo  tradicional com baterias usadas de um veículo elétrico.

Ao sistema de 2.7kWp de potência instalada, composto por 6 módulos fotovoltaicos de 450Wp, o cliente adicionou as baterias usadas que foram retiradas do seu veiculo elétrico, com 12.5 kWh de capacidade. Assim, sempre que houver produção de energia em excesso, essa energia será armazenada nas baterias para ser consumida mais tarde e assim reduzir a necessidade de utilização de energia da rede pública.

As baterias são equipamentos opcionais para o funcionamento de um sistema fotovoltaico que trazem grandes vantagens no autoconsumo residencial, apesar do valor ainda ser relativamente elevado. Para colmatar esta situação, a utilização de baterias usadas de veículos elétricos (VE) poderá ser uma excelente alternativa.

Em Portugal, a compra de veículos elétricos é uma tendência crescente e são cada vez mais os condutores que optam por um meio de mobilidade elétrico devido às vantagens ecológicas, económicas e funcionais que se podem obter com a sua utilização. No entanto, quando a autonomia inicial do veículos já se encontra reduzida e as baterias tem de ser substituídas, estas podem ser aproveitadas e introduzidas noutras aplicações devido à sua capacidade restante, nomeadamente como sistemas de armazenamento para residências com um sistema de produção fotovoltaico.

É nítida a vantagem da introdução de baterias reutilizadas de Veículos Elétricos, pois além de assegurarem os requisitos necessários para o sistema de armazenamento, ainda são economicamente mais vantajosas que as opções atuais de mercado. 

Para orçamentos/dimensionamentos, contacte-nos através do comercial@trilhosenergeticos.pt.